Como Escolher seu Pet

Primeiramente.

Deve-se avaliar que espécie é mais adequada a você. Permanece muito tempo fora de casa? Viaja muito? Tem tempo e disposição para passeios? Mora em casa ou apartamento? Gatos costumam ser mais independentes que cães. e apesar de apreciarem carinho e companhia são mais indicados para pessoas que irão permanecer por longos períodos longe do animal. Os felinos são animais bastante higiênicos. fazendo suas necessidades em caixas de areia.

Quero um filhote?

Que raça escolher?

Tudo depende do que você e sua família estão procurando. Existem raças de cães de guarda, de companhia. de caça, de pastoreio. Gatos podem ser mais agitados ou tranquilos dependendo de sua linhagem. Deve-se escolher com base na aptidão do animal. tamanho. temperamento e pelagem. Cães de porte médio e grande precisam de bastante espaço para viver felizes. Já os pequenos se adaptam a espaços menores. assim como os gatinhos. Há cães de raças mais agitadas que vão necessitar mais atenção. exercício e paciência. Raças de pelo médio e longo precisam de mais cuidado. Necessitam escovações diárias e tosas frequentes. Animais de pelo curto não requerem esse trabalho.Lembre-se que adquirir um animal é adquirir uma vida! Vão haver gastos com estética. lazer, alimentação e saúde. Qualquer raça e porte de cachorro necessita de passeios, portanto, verifique se você terá tempo hábil para passeios diários ao adquirir um cão.

Escolha Pet

Macho ou Fêmea?

Normalmente as fêmeas são mais calmas e meigas e seu padrão costuma ser menor. Outra vantagem está no fato de não marcarem território como os machinhos. A desvantagem da fêmea deve-se ao fato de entrar no cio duas vezes ao ano, apresentando sangramento vaginal, A castração resolve esse problema, e impedirá que fique prenha. Machos são mais fugidios que as fêmeas, e podem mostrar-se agressivos e nervosos na presença de cadelas no cio. Os machos têm costume de marcar território urinando nos móveis da casa e nos postes da rua. A castração ajuda a resolver esses problema. Gatos são bem caseiros depois de castrados e excelentes companhias. independentemente do sexo.

Dias e Cuidados

Onde adquirir um animal?

Pode-se encontrar filhotes em diversos lugares. Se você procura uma raça específica, o ideal é encontrar o filhote junto a um criador. que deve conhecer bem todos os seus reprodutores e atestar a qualidade genética do filhote. Listas de criadores podem ser encontradas junto a associações caninas, veterinários e clubes de raças.Feiras e algumas lojas em que não há garantia dos antecedentes do filhote devem ser evitadas.Se a raça pouco importar e o fato do filhote não ter documentos não for um problema, pode-se optar pela adoção de animais abandonados. afinal há muitos peludos carentes precisando de um lar!

Dias e Cuidados