Odontologia

Dizem que a saúde começa pela boca. Pois é!

A doença periodontal é considerada uma das doenças mais comuns entre os animais domésticos pois acomete 80% deles. É causada principalmente pela presença de bactérias na cavidade oral, que por sua vez formam a placa bacteriana que desencadeia lesão nas estruturas que sustentam os dentes.

Dias e Cuidados

Diferente de alguns problemas encontrados nos cães, não melhora com o tempo. Se o tratamento for protelado, existe obrigatoriamente a piora do quadro. Antigamente os tratamentos eram realizados com curetas odontológicas e sem anestesia geral. Com o passar do tempo, a técnica cirúrgica empregada foi evoluindo e hoje é utilizado o ultra-som odontológico, que diminui tempo operatório e garante melhores resultados.

Antes

Dias e Cuidados

Depois

Dias e Cuidados

Após o uso do ultrassom recomenda-se o polimento do esmalte dental com pedra pomes ou pasta profilática. Esta ação minimiza as irregularidades dos dentes provocadas pela utilização do ultrassom. Essas irregularidades predispõe a deposição de placa bacteriana.

As bactérias da cavidade oral podem ir para a corrente sanguínea prejudicando rins, fígado, coração e outros órgãos. Dentistas veterinários recomendam o tratamento periodontal (“limpeza de tártaro”) anualmente.

Boca saudável é sinônimo de animal feliz!!