Nefrologia

Afecções de rins, ureter, bexiga e uretra são as especialidades do nefrologista veterinário. Infelizmente as doenças do trato urinário são comuns na rotina veterinária e necessitam de cuidados. Animais de qualquer idade podem apresentá-las.

A doença renal crônica é uma condição que requer tratamento para a vida toda. Apesar de cães idosos e com alterações congênitas apresentarem essa doença, os gatos são mais predispostos a doenças renais, pois nascem anatomicamente com uma quantidade menor de células renais e bebem pouca água. Sintomas como beber muita água, urinar muito, perder peso e a falta de apetite podem estar relacionados a doenças renais e os exames são necessários para descartar ou confirmar esta alteração.

A partir do momento que os sintomas aparecem, grande parte dos rins já não funcionam mais, e a maioria dos pacientes só são diagnosticados depois das fases avançadas da doença renal crônica. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor. Sempre realize exames no seu amigo para certificar-se de sua saúde.

Cães e gatos também podem apresentar pólipos, tumores ou até pedrinhas (litíases) nos rins, ureteres, na bexiga ou na uretra. Os donos podem relatar que o paciente tem dificuldade para urinar e chora, que está urinando pouco e frequentemente, com coloração avermelhada, ou com mau odor. Exames de urina e de imagem, como RX e ultrassonografia abdominal, muitas vezes são necessários para realização do diagnóstico. Dependendo da causa, o tratamento pode ser baseado em troca de dieta, fármacos, ou até intervenção cirúrgica.

Para prevenir e ajudar o trato urinário do seu melhor amigo, podem funcionar algumas dicas, como colocar fontes de água e oferecer alimento úmido, pois são maneiras de aumentar a ingestão hídrica desses animais.